%
Prevalência do HPV na população jovem
A verruga genital é causada pelo vírus HPV (humman papillomavirus). Existem mais de 120 subtipos do vírus HPV, sendo os subtipos 6 e 11 os que comumente causam o aparecimento das lesões genitais (verruga).
É estimado que todos os anos 1,2 pessoas a cada 1.000 vão apresentar a verruga genital. No Brasil isto representa um número elevado, estimando-se em 252.000 novos casos todos os anos.
Um estudo feito no Brasil em 2017 mostrou que 54,6% dos jovens até 25 anos estavam contaminados pelo vírus HPV, podendo chegar a aproximadamente 80% em idades mais avançadas.
A transmissão do vírus se dá preferencialmente por via sexual, através do contato direto de áreas contaminadas (mucosa ou pele); porém há a possibilidade da transmissão pelo contato da mão ou objetos (raro).
A grande preocupação da contaminação pelo vírus HPV é que ele aumenta o risco de câncer de colo uterino (na mulher), pênis (homem), reto ou cavidade oral.
O tratamento das verrugas genitais é feito através da ablação direta da lesão, por várias fontes geradoras de energia.
Hoje contamos também com vacinas contra os principais subtipos virais do HPV.
O Dr. Alexandre Miranda tem se dedicado ao estudo das doenças genitais, com todos os equipamentos necessários para seu tratamento em seu consultório.
Agende agora mesmo o seu atendimento
Perguntas e respostas
Como eu peguei a verruga genital?
A verruga genital é causada pelo vírus HPV. Geralmente você se contamina com ele através da relação sexual e raramente de forma indireta.
Qual é o risco de transmitir o vírus HPV?
O risco é elevado, basta uma média de 1,6 relações sexuais para você transmiti-lo. A infecção pelo vírus é muito comum e a maioria da população vai carrega-lo pelo resto da vida.
Existe tratamento?
Existem várias modalidades de tratamento, que devem ser conversadas com o seu médico, mas não existe nenhuma forma de eliminar completamente o vírus.
Fumar aumenta meu risco para verruga genital?
O tabagismo aumenta a chance de desenvolver verruga genital, por isso é que encorajamos que você pare de fumar.
Por quanto tempo eu vou ter a verruga genital?
Até você procurar um tratamento médico. Podemos eliminar a verruga por completo, mas ela pode voltar a aparecer, pois o vírus continua presente no tecido.
Este é o fim da minha vida sexual?
Claro que não, conseguimos eliminar completamente as lesões, além de realizar a vacinação contra o vírus.
Devo contar para a(o) parceira(o), de agora e do passado?
É importante você contar para a(o) parceira(o) atual, para que ela (ele) possa buscar avaliação médica e se vacinar.
Devo sempre usar camisinha?
O uso do preservativo reduz a taxa de transmissão do HPV, sendo seu uso recomendado, além de evitar a contaminação por outras doenças sexualmente transmissíveis.
Eu vou desenvolver câncer?
A verruga genital não se correlaciona com câncer, ela é causada por subtipos do vírus HPV (em geral 6 e 11), que sabidamente não causam lesões malignas.
Outros tipos de virus HPV sim se correlacionam com alguns tipos de câncer.
A verruga genital pode se espalhar para outras partes do corpo?
Esta possibilidade é muito rara.